Antônio Martins




sexta-feira, 25 de maio de 2012

Presos quatro homens suspeitos de vender cocaína em bares na Praia do Meio



Segundo a polícia, a droga era levada na bandeja aos frequentadores dos bares na Praia do Meio.

SÃO LUÍS - Policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) prenderam na madrugada desta sexta-feira (25), quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de cocaína em três bares localizados na região da Praia do Meio, na orla marítima da capital. Foram presos Jeferson Azevedo, garçon do bar do Baixinho, Abimael Ferreira dos Anjos, dono do bar Iracema, Hilton Rocha, dono do bar do Baixinho, e Luis Eduardo Costa Maia, que estava a droga em uma moto.
Vanuza Pereira Alves, dona do bar Conterrâneos, suspeita de envolvimento no tráfico de drogas, não estava no local no momento da operação.
Segundo a polícia, a cocaína era levada na bandeja aos clientes, que frequentavam os bares somente na madrugada.
As quatro pessoas presas vão prestar depoimento e esclarecer sobre a origem da droga.

Empresário suspeito de assassinatos no Maranhão é preso no Pará


Durante o trajeto ele teria ameaçado até a delegada que investiga o caso.
O empresário Edilson Alves Rocha, de 48 anos, preso no último sábado (19), na cidade de Pacajá, no Pará, foi transferido nesta segunda-feira (21) para São Luís, onde foi apresentado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Desde outubro do ano passado, o empresário passou a ser suspeito de integrar uma quadrilha interestadual de roubo de cargas e de encomendar a execução de cinco pessoas nas regiões de Balsas e Açailândia, crimes ocorridos em 2006.
O empresário foi trazido de volta ao Maranhão por uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA). Durante o trajeto até São Luís, Edilson Alves Rocha, segundo a delegada Nilmar da Gama Rocha, responsável pela operação de captura, chegou a declarar que ficaria satisfeito caso o helicóptero caísse, pois assim "poderia ir para o inferno e levá-la".
Em poder de Edilson Alves Rocha, que é capixaba, natural de Nova Venécia, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, municiado. As investigações no estado do Pará confirmaram ainda que o quadrilheiro seria dono de uma grande serraria na cidade de Pacajá-PA, instalada em mata fechada, onde detém maquinários pesados. O material, porém, não pôde ser apreendido, pois há informações de que a área é dominada por capangas, o que exige efetivo policial em maior escala.
Investigações
A delegada responsável pela prisão do empresário foi a titular do Departamento de Missões Especiais da Delegacia Geral, Nilmar da Gama Rocha, que descobriu também que o suspeito mudou de ramo de atividade. Antes ele trabalhava com manutenção de máquinas pesadas, em Açailândia, mas se estabeleceu na extração de madeira, no Pará.
Segundo a polícia, há também contra o empresário, a investigação de seu envolvimento como mandante de dois crimes bárbaros. Um deles contra três caminhoneiros, executados no dia 17 de maio de 2006, no município de São Raimundo das Mangabeiras, região sul do Maranhão. As vítimas tiveram seus veículos roubados, um caminhão cargueiro, um trator e uma pick-up Blazer, que foram encontrados em sua empresa.
De acordo com as investigações, ao saber que poderia ser preso pela morte dos caminhoneiros, Edilson Rocha resolveu fechar a firma e se mudar para o Pará. Contudo, antes de fugir, o empresário ainda seria apontado por um duplo homicídio, ocorrido no dia 20 de outubro daquele mesmo ano, na cidade de Açailândia. As vítimas foram um cadeirante e seu motorista.
As vítimas foram encontradas mortas e enterradas em uma cova rasa. Os corpos foram localizados em uma fazenda no município de Açailândia, distante 72 km de Imperatriz. As vítimas estavam com as mãos amarradas para trás e com várias perfurações de bala.
De acordo com a polícia, um dos mortos, era envolvido com roubo de caminhões.

Fonte: O Imparcial  (Foto: O Estado)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BREJÃO – DE VOLTA ÀS TREVAS


Mais uma vez... o alicate da Cemar desceu impiedosamente.
A prefeitura que tem andado nas trevas da administração convive agora literalmente com as trevas. Há pouco mais de um mês noticiávamos a ação da Cemar que culminou com o corte de energia dos órgãos públicos, inclusive a empresa de energia teria levado até os fios das gambiarras que foram feitas.
Depois da choradeira, a Cemar negociou o débito, no entanto não foi honrado e nesta última terça-feira, um eclipse artificial atingiu a prefeitura e demais órgãos. Escuridão total, a Cemar se cansou das embromações e desceu o alicate. Estão às escuras, vigias contam com lanternas e velas. Velas!? Nada mal quando estamos falando de uma administração que agoniza e sacrifica a esperança de todos.
A câmara municipal com certeza não poderá fazer nada. quatro vereadores de oposição são poucos para um contingente de nove, e dane-se o povo.

Postado por: rei dos bastidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DOIS JOVEM SÃO PROCURADOS PELA POLÍCIA DE AÇAILANDIA


NO DIA 24/04/2012 POR VOLTA DE 01 HORA DA MADRUGADA, DOIS RAPAZES QUE USAVAM A FARDA DO SUPERMERCADO MATEUS, IDENTIFICADO POR POPULARES COMO SENDO OS INDIVÍDUOS CITADOS ACIMA, SENDO QUE YAGO PILOTAVA A MOTOCICLETA POP VERMELHA E LUCAS DESCEU DA MOTO E MATOU EMANUEL COM UMA FACADA NO PEITO E OUTRA NAS COSTAS. 
 A POLÍCIA TOMOU CONHECIMENTO QUE ANTES DO CRIME OS DOIS INDIVÍDUOS TINHAM AMEAÇADO E TENTANDO ROUBAR OUTRAS PESSOAS, POR ISSO NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE LATROCÍNIO; QUE NO DIA SEGUINTE YAGO PASSOU NO SUPERMERCADO MATEUS E PEDIU AS CONTAS, SENDO QUE LUCAS NÃO APARECEU MAIS PARA TRABALHAR; QUE OS DOIS NÃO SE ENCONTRAM MAIS NA CIDADE; AS FOTOS FORAM TIRADAS DO SITE DE RELACIONAMENTO FACEBOOK; QUEM TIVER INFORMAÇÕES SOBRE O PAREDEIRO DOS MESMOS PODE ENTRAR EM CONTATO COM O 2º DISTRITO POLICIAL PESSOALMENTE OU ATRAVES DO NÚMERO 99 3538-4194 

POSTADO POR:marconesoares7.blogspot.com.

EX-DELEGADO DE AÇAILÂNDIA AUTUA EM FLAGRANTE POLICIAL FEDERAL EM CAROLINA.



         DE ACORDO COM INFORMAÇÕES DO DELEGADO DR. SINEY DE OLIVEIRA TITULAR DA DELEGACIA DE CAROLINA, O POLICIAL FEDERAL FOI IDENTIFICADO COMO: ERISON LUIS FIORIN,34 ANOS, O POLICIAL É LOTADO NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA, O FATO TERIA ACONTECIDO NO ÚLTIMO DOMINGO,20. ERISON POLICIAL FEDERAL TERIA AMARRADO OS PÉS E AS MÃOS DE UMA  ADOLESCENTE E CONTRATOU UM TAXISTA PARA LEVAR A MENOR ATÉ A CIDADE DE IMPERATRIZ, ONDE O POLICIAL ERISON JÁ TERIA MANTIDO CONTATO COM UM COLEGA NA CIDADE DE IMPERATRIZ PARA CONDUZIR A MENOR ATÉ A CIDADE DE AÇAILÂNDIA, QUE SERIA ENTREGUE EM UM ABRIGO PARA MENORES VICIADO E VÍTIMA DDE VIOLÊNCIA SEXUAL, “CASA DE RUTH”. O TAXISTA CONTRATADO DESCONFIOU DA AÇÃO E LEVOU A MENOR DIRETO AO QUARTEL DE POLICIA MILITAR AINDA NA CIDADE DE CAROLINA, ONDE OS DOIS FORAM OUVIDOS PELA POLÍCIA, EM SEGUIDA UM GRUPO DDE POLICIAIS FORAM A PROCURA DO ACUSADO E EFETUARAM A PRISÃO DO MESMO NA SUA RESIDENCIA, NO BAIRRO ELIAS BARROS NO CENTRO DA CIDADE,  NA DELEGACIA DE POLÍCIA EM CAROLINA ONDE ATUA UM DOS MELHORES DELEGADOS DO INTERIOR DO MARANHÃO DR. SIDNEY DE OLIVEIRA, O ACUSADO FOI AUTUADO EM FLAGRANTE POR SEQUESTRO, SEGUNDO O DELEGADO A FAMILIA DE ERISON APRESENTOU UM LAUDO MÉDICO COMPROVANDO QUE O POLICIAL ERISON TERIA PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, DEPOIS DE SER OUVIDO PELO DELEGADO O POLICIAL ERISON AFIRMOU QUE TINHA UM CASO AMOROSO COM A ADOLESCENTE, JÁ A MENOR NEGOU ESSAS INFORMAÇÕES A POLÍCIA, ERISON ESTÁ  CUSTODIADO NA DELEGACIA  ADA CIDADE A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA. 

caixas eletrônicos são arrombados em Igarapé do Meio



Um grupo de oito pessoas, armado com fuzis e espingardas, teria provocado o arrombamento de caixas eletrônicos do Banco do Brasil, na cidade de Igarapé do Meio, a 229 quilômetros de São Luís. A ação já está sendo investigado pelo delegado Valter Costa, da Delegacia Regional de Santa Inês.
É o segundo caso de arrombamento a caixas eletrônicos em menos de quatro dias. Na última semana, um caixa eletrônico do Bradesco foi explodido, no município de São Pedro da Água Branca, a 600 quilômetros de São Luís.
Segundo informações da polícia, na ocasião, cinco homens entraram na agência bancária e, com a ajuda de explosivos, arrombaram o caixa. Eles conseguiram levar a quantia que estava no terminal, mas a polícia não divulgou o valor roubado.
Postado por: jornal pequeno/ Do G1 MA

quinta-feira, 17 de maio de 2012

BOMBA!!! BOMBA!!!



O irmão do prefeito, Petrônio Gonçalves e a cunhada Ana Cristina Premolli, são os mais bem remunerados médicos de Açailândia. A outra cunhada Celeste Rodovalho, manda na saúde de Açailândia há mais de 07 anos.
Açailândia – Uma das marcas da administração do prefeito Ildemar Gonçalves sempre foi a prática do NEPOTISMO, onde, quase quem em sua totalidade, os cargos de confiança são exercidos, desde o início de sua gestão, por parentes em linha reta, bem como, em linha colateral.
O crime cometido pelo prefeito municipal já dura quase 08 anos. Mas eis que surge uma promotora com coragem suficiente para, senão por fim, pelo menos diminuir o escândalo praticado em Açailândia nas barbas da justiça.
A Drª Glauce Mara Lima Malheiros, promotora de justiça, através da Recomendação nº 005/2012 – 1º PJAÇA recomenda ao Excelentíssimo, senhor prefeito municipal de Açailândia/Maranhão, Sr. Ildemar Gonçalves dos Santos que, efetue, no prazo de 15 dias, a contar do recebimento desta, a exoneração do PETRÔNIO GONÇALVES DOS SANTOS, irmão do Chefe do Poder Executivo Local e Diretor Clínico do Hospital Municipal de Açailândia, de CELESTE RODOVALHO, cunhada do Chefe do Executivo Local e Coordenadora de Ações em Saúde no Município, ANA CRISITINA GOMES PREMOLLI, cunhada do Chefe do Executivo Local e Médica contratada do Município de Açailândia, bem como todos os ocupantes de cargos comissionados,funções de confiança gratificada, aqui também incluídas as pessoas contratadas e que prestam serviços terceirizados para o Município, que sejam cônjuges ou companheiros ou detenham relação de parentesco consaguineo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, com prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Chefe de Gabinete, Procurador-Geral do Município, vereadores ou de servidores detentores de cargos de direção, chefia ou de assessoramento.
A Promotora que trata da Probidade Administrativa, Glauce Malheiros, ainda recomenda que o prefeito Ildemar Gonçalves a partir de então, se abstenha de nomear ou contratar pessoas, além de contratar em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação empresas ou pessoas que se enquadrem nesses mesmos casos.
Ao prefeito ainda foi recomendado que, remeta a 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia, mediante ofício, dez dias após o término do prazo determinado, cópias dos atos de exoneração e rescisão contratual que correspondam as hipóteses referidas, bem como, declaração de todos os servidores comissionados, de confiança ou funções gratificadas no Município de Açailândia/Ma, esclarecendo se possuem ou não parentesco consangüíneo.
No caso de não acolhimento desta representação o prefeito Ildemar deverá remeter a promotoria de Justiça a comunicação contendo os fundamentos da recusa.
Em caso de não acatamento desta recomendação, o Ministério Público informa que adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento de Ação Civil Pública cabível e por improbidade administrativa.
Enfim, o blog deixa alguns questionamentos: “Será o fim do Nepotismo em Açailândia”? “Ou será que com a força que Ildemar tem nos bastidores do judiciário maranhense a corda arrebenta do lado da corajosa promotora”?
Postado por Wilton Lima

S.O.S. Açailândia: Onda de assaltos deixa comerciantes em pânico



Somente nesta quarta-feira 16/05 foram registrados pelo menos três assaltos a comercio!

Açailândia – O aumento alarmante do numero de assaltos que vem acontecendo em Açailândia, vem gerando na população, principalmente nos comerciantes, um sentimento generalizado de insegurança.

Somente nesta quarta-feira 16 de maio, foram registrados pelo menos três assaltos, as vitimas foram: uma loja de material de construção, localizada no jardim de alah, próximo ao recanto dos idosos; a drogaria farmanossa do cento e uma farmácia popular localizada no bairro laranjeiras.

De quase todos os estabelecimentos, os bandidos que estavam em uma moto, levaram dinheiro, mercadorias, objetos pessoais e outros.

Na semana passada quem também viveu momentos de terror em poder de bandidos, foram os proprietários e funcionários da mercearia real, localizada também no centro da cidade. O assalto aconteceu em plena luz do dia, isso sem falar em outros casos em que as vitimas prefere não aparecer.

Na manhã desta quinta-feira, quando conversávamos com alguns comerciantes, podemos perceber que um sentimento de revolta e medo toma conta de toda cidade. Diante dessa situação tenebrosa e preocupante, não nos resta outra alternativa a não ser pedir SOCORRO a nossas autoridades, que precisam tomar medidas drásticas no sentido de botar na cadeia esses bandidos que vem tocando o terror na cidade.

Por Antônio Marcos

quarta-feira, 16 de maio de 2012

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO ENTRA EM VIGOR HOJE QUARTA-FEIRA.



Foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (16) uma portaria que define tipos de documentos considerados secretos pelo governo. O objetivo, segundo o texto, "é controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas" com o advento da nova Lei de Acesso à Informação.
Entre os documentos considerados sigilosos estão relatórios de auditorias, termos de responsabilidade, documentos sobre o sistema de segurança e alarmes, plantas de imóveis, manuais de procedimento, planos de contingência ou de recuperação, registros telefônicos entre outros - veja lista completa no fim da reportagem.
A lei, que começa a valer nesta quarta, obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo o serviço público do país.
A portaria publicada no Diário Oficial, no entanto, exclui alguns documentos, dado "seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado" (veja lista no final da reportagem). Ela é assinada por Renato da Silveira Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência.
  

obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais (ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, empresas públicas, autarquias etc.)  a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.

Quem poderá solicitar informações?
Qualquer pessoa pode pedir dados a respeito de qualquer órgão da administração pública.

É preciso dar razões para o pedido?
Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações.

E se o órgão público não atender ao pedido?
Se o órgão não puder prestar as informações, terá de apresentar uma justificativa. Se o cidadão não aceitar a justifificativa, pode entrar com recurso no próprio órgão. Se ainda não conseguir, pode apresentar outro recurso à Comissão Mista de Reavalização de Informações, instituída pela lei. A comissão vai avaliar o sigilo de dados públicos e as justificativas apresentadas pelo órgão público para não prestar as informações solicitadas. Se entender que a informação pode ser divulgada, a comissão acionará o órgão para que atenda ao pedido do cidadão.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ASSALTO AO BANCO DO BRASIL DE CAROLINA: Preso mais um suspeito de fazer parte da quadilha.

Cumprido mandato de prisão preventiva expedido pelo juiz Mazurkiévicz Saraiva de Sousa. 


Acusado fez questão de mostrar o rosto e diz que arma encontrada servia para sua segurança

Depois de ter sido preso em Belém acusado de fraudes pela internet, onde passou alguns meses preso, Cássio Aurélio da Silva Macedo foi preso novamente. Agora sobre acusação de ter participado do assalto ao Banco do Brasil de Carolina no dia 30 de Março. Na operação que envolveu mais de 50 agentes policiais e uma unidade do GTA, três assaltantes foram mortos e um preso, além de recuperados aproximadamente R$ 500 mil. Cássio é analista de sistema e reside na Vila Lobão, em Imperatriz. O acusado fez questão de não esconder o rosto e disse que há quase um ano não vai à Carolina.
Ele foi preso pelo delegado Bardal e policias civis na tarde desta segunda-feira (14) em sua residência. Com o acusado os policiais encontraram uma escopeta calibre 12. Cássio declarou que a arma é registrada em seu nome e que servia para sua segurança pessoal.
A prisão se deveu ao cumprindo de mandato de prisão preventiva expedido pelo juiz de Carolina Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz.
Segundo a Polícia Civil, dois presos que se encontram em São Luis teriam denunciado Cássio como participante no assalto. O suspeito deve ser transferido nesta terça-feira (15) para a capital.

Com informações da Polícia Civil/ITZ
Postado por: MARANHÃONEWS   

Desperdício de Dinheiro Público: Quadra Esportiva da Vila Progresso II nem ao menos foi inaugurada e já está recebendo reforma.




Açailândia – Uma obra de emenda parlamentar orçada em mais de 200 mil reais que deveria beneficiar os jovens moradores do Conjunto Progresso II, está literalmente descendo pelo ralo – A verba federal que daria para construir três ou quatro quadras esportivas do mesmo modelo teria sido toda aplicada nessa obra, segundo o prefeito Ildemar em suas propagandas plagiadas de São Paulo: “Na progresso II não tinha uma quadra, mas agora tem”.
A quadra nem ao menos foi inaugurada e já surgiram enormes rachaduras em todo o entorno da obra, obrigando a prefeitura de Açailândia a realizar uma grande reforma – a pergunta que fica é: aonde foi parar todo o cimento e ferro comprado para construção dessa área esportiva? Não precisa ser engenheiro civil, pedreiro ou mestre de obras pra perceber que claramente as rachaduras se deram por conta da ausência desse tipo de material.
É o dinheiro público descendo literalmente pelo ralo.
Com a palavra o Ministério Público!!!
O blog ainda flagrou (veja fotos abaixo) a criatividade dos desportistas para superar a falta de compromisso do prefeito Ildemar Gonçalves, pois para economizar material, os construtores da obra colocaram as grades proteção somente pela metade, ou seja, a bola passa com facilidade por cima das grades bem como, também por baixo – para superar essa adversidade os “boleiros” colocam pedras na parte de abaixo pra evitar a todo instante ter que correr atrás da “pelota”.
                                     Postado por Wilton Lima

segunda-feira, 14 de maio de 2012

PREFEITO ILDEMAR PLANEJA MAIS UM GOLPE PARA OS EVANGÉLICOS DE AÇAILÂNDIA



Se não bastasse às traições constantes do prefeito Ildemar ao povo evangélico de Açailândia, além do esquecimento total desse público, agora o gestor municipal planeja enganar mais uma vez a classe, dessa vez a estratégia é oferecer tudo quer os pastores quiserem para promover as festas como o Celebra Açailândia, Ildemar já teria fechado com um dos pastores que inclusive já está trabalhando na Rádio Clube, emissora recentemente tomada da oposição em mais uma manobra de controle da mídia local.
 
Algumas reuniões já foram marcadas com a comissão de pastores da cidade no intuito de execução do plano em busca do voto dos evangélicos que até então, estão revoltados com a atual administração, e por vários motivos.

O pastor que já está trabalhando na Clube FM, é o principal mediador entre o prefeito e a comissão de pastores, esse é o momento de mostrar maturidade, pois não é possível que essa classe de homens inteligentes e sábios que acima de tudo tem a direção de Deus, caiam novamente nesse velho truque, é sempre assim, a coisa fica preta ai bate o desespero no gestor que começa a ver os votos dos evangélicos saírem entre os dedos, é ai que ele vem dando uma de coitadinho arrependido e começa a fazer os desejos dos evangélicos, mas, passando o período eleitoral, novamente é aplicado o golpe do "nem te conheço", e tudo que foi combinado não sai do papel.

É preciso que acima de tudo, os fieis comecem a dar pressão em seus pastores para saber detalhes sobre os tramites políticos em que eles estão se envolvendo e se eles vão cair novamente nesse velho golpe.

Chamo a atenção de todo o povo de Deus desta cidade e principalmente dos pastores para que não sejam crianças a ponto de levar seus rebanhos para o pasto do inimigo que está cheio de lobos, todo cuidado é pouco, não vamos deixar que passem a perna novamente nos evangélicos desta cidade!

POSTADO POR GILBERTO FREIRE


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jarlis Adelino trai o grupão e vai apoiar o grupo do prefeito Ildemar Gonçalves nas eleições deste ano


Depois de dizer por várias vezes que jamais sairia do grupão e que iria enfrentar a oligarquia Gonçalves em Açailândia, Jarlis Adelino mudou de ideia e agora está junto e misturado com Ildemar e seu grupo, a mudança começou depois de uma reunião realizada na fazenda do prefeito em que o gestor teria garantido bancar sua campanha para vereador, Jarlis não segurou a onda e teria cedido a tentação do poder e da possibilidade de ser um dos 17 vereadores a partir de 2013, a coisa ficou confirmada quando em uma eleição para decidir se o PT apoiaria ou não o PSDB nas próximas eleições, Jarlis votou a favor da união PT/PSDB depois de ter feito inúmeros discursos contra, nesta eleição ocorrida no final do mês passado, o PT recebeu 28 votos a favor de se coligar com o PSDB e, somente um voto contra, e foi justamente o voto do braço direito de Jarlis dentro do sindicato dos metalúrgicos que hoje ele preside.


Até essa decisão Jarlis aparecia bem no meio politico, mas com sua mudança de posição ganha agora a desconfiança comum a quem muda tão rapidamente de idealismo, e mais uma vez o PT mostra que não tem vida própria em Açailândia, e sua diretoria não tem posição, pois estar nesse momento com o PSDB é ir contra a ideologia nacional do Partido dos Trabalhadores que não apoiam nem se coligam em hipótese alguma com o partido tucano Brasil a fora

POSTADO POR GILBERTO FREIRE

NOTA DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA : DILMA ROUSSEFF



Brasília – A presidente Dilma Rousseff expressou hoje (10), por meio de nota, pesar pela morte do ex-deputado federal pelo Maranhão e um dos fundadores do PDT, José Guimarães Neiva Moreira. Dilma disse que a política brasileira perdeu “um de seus mais expressivos líderes” e lembrou que o pedetista foi responsável, ao lado de Leonel Brizola, pela disseminação do trabalhismo.
O ex-deputado faleceu de insuficiência respiratória nesta madrugada, no Hospital UDI, em São Luís (MA), onde estava internado desde o dia 31 de março.
“Fundador do PDT, junto com Leonel Brizola, lançou raízes do trabalhismo no Brasil e em vários outros países latino-americanos. Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e após retornar do exílio, ampliou sua trajetória política a partir de seu amado Maranhão”, diz a nota da presidenta.
Dilma disse que guardará para sempre as boas lembranças da convivência com Neiva Moreira e, em nome dos brasileiros, cumprimentou os familiares e amigos pelo momento de dor.
Jornalista, Neiva Moreira foi presidente nacional do PDT, líder na Câmara dos Deputados por duas vezes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e um dos principais assessores do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago.
A biografia publicada no site do PDT relata que o ex-deputado fez resistência à ditadura de 1964, período em que se aproximou de Leonel Brizola, foi preso e depois seguiu para o exílio, retornando ao Brasil após a decretação da anistia.

Da Agência Brasil

MORRE, AOS 94 ANOS, O EX-DEPUTADO NEIVA MOREIRA




São Luís - O ex-presidente nacional do PDT, ex-deputado federal e jornalista Neiva Moreira, 94 anos, um dos grandes nomes do cenário político do país, morreu nessa madrugada de quinta-feira (10/05), por vota de 2h, em São Luís. Neiva estava internado no Hospital UDI, após complicações respiratórias.
Sobre Neiva Moreira
José Guimarães Neiva Moreira (Nova Iorque, Maranhão - 1917) é um dos raros políticos brasileiros que marcaram sua ação tanto dentro do estado natal, o Maranhão, e do Brasil, como no exterior. Jornalista, publicista e político, Neiva teve uma atuação intensa nos países emergentes, transformando-se num dos grandes ativistas e teóricos do Terceiro Mundo, aquela parte do globo que, na época da guerra fria, pairava entre os antigos blocos Ocidental, comandado pelos Estados Unidos, e Socialista, liderado pela União Soviética.
Sua resistência heroica à conspiração que redundou na ditadura de 1964, ao liderar a Frente Parlamentar Nacionalista na Câmara dos Deputados, a partir de 1961, o aproximou de Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul e já transformado numa grande liderança popular. Os dois passaram a percorrer o país pregando as reformas de base do presidente João Goulart e articulando as forças nacionalistas contra o golpe que se avizinhava e que acabou se efetivando em 1º de abril de 1964, pois tinha atrás de si o envolvimento da maior potência estrangeira.
Neiva Moreira foi preso e depois obrigado a exilar-se na Bolívia, de onde depois se mudou para o Uruguai, para, novamente com Brizola, organizar a resistência à ditadura, que se prolongaria por 20 anos. Foi então que entendeu que a crise brasileira jamais seria enfrentada efetivamente sem a junção dos povos oprimidos, particularmente aqueles dos países vizinhos, que sofriam as mesmas pressões que os nossos.
Naquela época, começavam a pipocar os movimentos de libertação dos povos africanos, depois de séculos de dominação pelas potências europeias. Neiva se transporta para Argélia, Angola, Moçambique e outras áreas conflagradas, de onde não só escreveria a crônica de sua libertação como participaria diretamente de suas lutas, angústias e glória.
Paralelamente, ele assessora os governos nacionalistas do general Alvarado, no Peru, de Perón, na Argentina, regimes que depois seriam varridos pelas ditaduras que sufocariam praticamente toda a América Latina.
Na volta ao Brasil, com a decretação da anistia, Neiva Moreira, que antes travara lutas libertárias contra as oligarquias do Maranhão, primeiro como jornalista e depois como deputado, fez questão de retornar por São Luís, vindo do México, seu derradeiro exílio. Lá, implantou o PDT, partido que Leonel Brizola fundara ao chegar do exílio. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde refundo os Cadernos do Terceiro Mundo, revista que lançara ainda em sua breve passagem pela Argentina e a continuara no México.
A história dos Cadernos do Terceiro Mundo, primeira publicação a tratar especificamente da questão dos países emergentes, se confunde com a própria vida atribulada de Neiva Moreira no exílio. Perseguido pelos grupos terroristas de direita que acabaram se apoderando da maioria daquelas nações, o velho maranhense às vezes era ultimado a deixar o país em 24 ou 48 horas, sob pena de ser assassinado, como ocorreu no Uruguai e depois na Argentina. Esta situação insólita lhe permitiu, juntamente com o faro de um dos melhores jornalistas brasileiros, penetrar a fundo na questão daqueles povos, fato que o levou a escrever vários livros memoráveis: O Nasserismo e a Revolução do Terceiro Mundo, para o qual entrevistou pessoalmente o presidente egípcio e líder nacionalista, general Gamal Abdel Nasser; Uruguai, Banda Oriental, Fronteiras do Mundo Livre, O Modelo Peruano e O Pilão da Madrugada, livros de memória, em depoimento a José Louzeiro.
Neiva Moreira foi presidente nacional do PDT, líder na Câmara por duas vezes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e por fim tornou-se um dos principais assessores do governador do Maranhão, Jackson Lago, liderando do Palácio dos Leões a resistência à cassação de Lago, por fim consumada, em 2009, por pressões da oligarquia maranhense.

POSTADO POR: jornaloprogresso-ma

CRIME BÁRBARO QUE CHOCOU A POPULAÇÃO DE IMPERATRIZ
VENDEDORA É ASSASSINADA A CADEIRADAS
 UMA TESTEMUNHA, QUE PEDIU PARA NÃO SER IDENTIFICADA, CONTOU AOS JORNALISTAS QUE VIU UM RAPAZ SAINDO DA CASA LEVANDO UM NOTEBOOK E PERTENCES DA VÍTIMA.

 
A VÍTIMA FOI ENCONTRADA MORTA NO BANHEIRO DE CASA
IMPERATRIZ - A VENDEDORA SANDRA FEITOSA DE SOUSA, DE 30 ANOS, FOI ENCONTRADA MORTA ONTEM PELA MANHÃ NO BANHEIRO DE SUA CASA, UMA QUITINETE LOCALIZADA NA RUA “E”, NO BAIRRO SANTA RITA. EM UM TRABALHO RÁPIDO, A POLÍCIA CIVIL PRENDEU AINDA ONTEM, NO INICIO DA NOITE, DOIS HOMENS PELA AUTORIA DO CRIME TIPIFICADO COMO LATROCÍNIO (QUANDO SE MATA PARA ROUBAR). O CRIME OCORREU POR VOLTA DAS 5H DE ONTEM QUANDO A VITIMA ESTAVA SOZINHA EM CASA. AINDA PELA MANHÃ A POLÍCIA CONFIRMOU UM RAPAZ COMO SUSPEITO DO CRIME, MAS EVITOU DETALHAR SOBRE O CASO PARA NÃO ATRAPALHAR AS INVESTIGAÇÕES

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Gleide Santos permanece confiante em sua pré-candidatura a prefeita de Açailândia.


Açailândia – Ontem (09/05) estive na residência de Gleide Santos (PMDB) e para minha surpresa encontrei a pré-candidata a prefeita de Açailândia muito serena e tranqüila, mesmo após toda a balbúrdia formada por membros do grupo do prefeito Ildemar Gonçalves em comemoração, por conta da decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que disse não haver vício na reprovação, pelo TCE-MA, das contas de gestão da ex-prefeita, exercício 2003.
Gleide disse estar tranqüila porque na reprovação das suas contas nunca existiu “dolo”, ou seja, não houve a intenção de ferir o erário público, mas sim erros de formalidades. Tanto é que nunca foi obrigado a ressarcir qualquer valor aos cofres públicos, mas simplesmente foi multada por erros cometidos na prestação de contas quando foi prefeita. “Portanto, não estou inelegível”, disse Gleide Santos.
A conversa que o Blog teve com Gleide Santos foi bastante descontraída, e em meio a um gole ou outro de suco servido a esse blogueiro, a ex-prefeita sempre soltava uma frase de efeito: “quando ganhei por duas vezes na justiça não houve todo esse alarde, porque esse é o meu jeito. Agora esse povo do Ildemar estão fazendo a festa – isso é desespero!!!
Gleide Santos finalizou o nosso bate-papo declarando o seguinte: “Olha Wilton Lima, na hora em que não tiver mais recursos e eu tiver a certeza que não posso ser a candidata do “grupão de oposição”, ninguém vai falar por mim – mesmo não tendo nenhuma rádio ou TV pra falar, pois tudo é comandado pelo prefeito, eu pego meu carro de som e vou às ruas falar para meus amigos e eleitores que não sou candidata e quem eu vou apoiar para prefeito, porque em nosso grupo tem muita gente boa e comprometida com esse projeto que é o mesmo meu, que é tirar a nossa querida cidade das mãos de uma única família e entregar ela de volta aos seus verdadeiros donos, que é povo de Açailândia.

Postado por Wilton Lima

TRAFICANTE NEM CHEGA AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO



 Nem deixou Bangu I de helicóptero por volta das 10h15 desta quinta. Ele responde a processo por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
 traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, chegou ao Tribunal de Justiça do Rio por volta das 10h30 desta quinta-feira (10) para ser ouvido num processo em que é réu por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A audiência está marcada para as 13h20, e ele também deverá prestar depoimento na sexta-feira (11).
Nem deixou o presídio de Bangu I, na Zona Oeste, onde passou a noite, por volta das 10h15, de helicóptero. A aeronave pousou no heliponto do TJ.

NEM CHEGOU AO CENTRO DO RIO ESCOLTADO TRANSFERÊNCIA

Nem foi transferido do presídio de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para Bangu I, na Zona Oeste do Rio, na tarde de quarta-feira (9). Segundo o  Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão responsável pela ação, o ex-chefe do tráfico de drogas na Rocinha chegou escoltado por agentes da Polícia Federal as 14h30, no Aeroporto Santos Dumont, no Centro. Ele foi levado de helicóptero da Polícia Militar para o presídio de Bangu. Os agentes da PF farão a escolta do traficante até o retorno dele para Campo Grande.

SAIBA MAIS

Traficante Nem será ouvido nesta quinta no Tribunal de Justiça do Rio
Chefe do tráfico da Rocinha foi preso com R$ 180 mil em dinheiro
PM prende homem apontado como chefe do tráfico da Rocinha
Imagens mostram prisão de policiais que escoltavam traficantes no Rio
Traficante Nem chega a MS para ser levado ao presídio federal
No dia 16 de janeiro, o traficante foi ouvido por oito minutos através do sistema de videoconferência, num processo da 38ª Vara Criminal em que ele responde por tráfico de drogas e associação para o tráfico, junto com outros 37 indiciados.

PORTA-MALAS

Nem foi preso na madrugada do dia 10 de novembro de 2011, na Lagoa, Zona Sul da cidade, quando tentava fugir da Rocinha escondido no porta-malas de um carro Toyota Corolla preto. O veículo em que estava foi abordado por policiais do Batalhão de Choque que faziam uma blitz em um dos acessos à favela.
No dia anterior, os traficantes Carré, Coelho e outros suspeitos foram presos durante uma ação da Polícia Federal na Zona Sul. Entre os presos estavam três civis e dois ex-PMs, que escoltavam o bando que tentava fugir da Rocinha.
Três dias após a prisão de Nem, policiais militares, civis e federais, com o apoio de fuzileiros navais, ocuparam as favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.
No dia 19 de novembro do ano passado, Nem foi transferido do presídio de Bangu I, na Zona Oeste do Rio, para a unidade prisional em Campo Grande, com outros três traficantes: Flávio Melo dos Santos, Carré e Coelho.

(Foto: Reprodução/TV Globo)
Postado: G1 RJ